Deixem a Alice em paz!

Ao meu lado no ônibus senta-se um moleque de boné. Preparada para a viagem de uma hora e meia até Sorocaba, saco da bolsa um livro recém adquirido, grosso, com uma menina de vestido rosa estampada na capa dura amarela. Alguns segundos depois o moleque de boné pergunta: "É Alice no país da maravilhas?"
Se tem coisa que eu (oi, só eu?) detesto nesse mundo é conversar com desconhecidos no ônibus. Na tentativa de não dar muita trela, faço um sinal afirmativo com a cabeça e sigo minha leitura. O moleque insiste: "Pô, muito louca essa Alice, só nas drogas... E aquela lagarta fumeira?"
E aí eu me irrito genuinamente. Porque houve um momento, não sei exatamente quando, em que um infeliz com poucas sinapses viu as ilustrações de "Alice no país das maravilhas" (porque me recuso a acreditar que a pessoa em questão sabia ler) e chegou à brilhante conclusão de que o livro tinha alguma relação com drogas. E espalhou isso para o mundo inteiro. E desse dia em diante, "Alice" virou o livro preferido de maconheiros e noinhas em geral. Gente que nunca leu a história de Lewis Carroll anda por aí pregando que trata-se da descrição de uma viagem de LSD, que o chapeleiro maluco cheirava cola e que a lagarta estava era fumando maconha em cima do cogumelo. Pior - gente que leu o livro e sustenta essas merdas também.
Drogaditos, de uma vez por todas, ouçam a tia: a Alice não usava substâncias ilícitas. A Alice tinha dez anos de idade. Ela dormiu e sonhou com todos aqueles seres maluquetes e situações bizarras. Lewis Carroll era um cara genial, que fez nesse livro (e não só nele) jogos de palavras e desafios de lógica absurdos, fascinantes. O livro é muitíssimo mais do que só a estranheza que ele causa. E para aqueles que já estão salivando para ir aos comentários e mandar - ah, mas o Lewis Carroll era pedófilo! eu digo: não sei e não me interessa. A obra dele é muito maior que isso.

Termino com o trailer do filme do Tim Burton, que sai ano que vem. Não sei se gostei. Depois comento.
(Deixo o link, não consegui incorporar):
http://www.youtube.com/watch?v=EJd3EhLe6-Q

Comentários

  1. Puxa Tia Paula, eu nunca tinha pensado nessa abordagem narcótico-alucinógena da obra. Realmente uma viagem. Wonderland é melhor que Neverland.

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas é assim mesmo, o pessoal quer enfiar drogas em todo lugar. Também tem um monte de "Chaves fuma maconha", "seu Madruga bebe pa caraio", "Gandalf fumando crack no cachimbo" e etc por aí. Eles só querem deixar bem claro que eles sabem bem como é o efeito da tal droga (oooh, que fodas). Tem gente que para nos 15 anos pra sempre mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Nunca ri tanto na minha vida, parecia um retardado rindo em frente ao computador e imaginando a cena. E quanto ao filme, num vejo a hora dele estrear, acho os filmes do Tim Burtun muito interessantes e intrigantes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas