Sobre tiros e canetas piloto

Uma amiga minha assumiu esta semana suas aulas como professora da rede pública da cidade de São Paulo. A escola em questão fica em um bairro perdido da zona Sul do qual minha amiga não lembra o nome, mas sabe que fica "em algum lugar perto do zoológico".

A escola na qual minha amiga lecionará ainda não está terminada, por isso todos os dias ela vai até lá, sobe em um ônibus fretado com cinquenta anjos entre onze e quinze anos e se desloca até um CEU. Um CEU, para quem não é de São Paulo, é um Centro Educacional Unificado, verdadeiros prodígios de beleza e organização construídos pela prefeitura em bairros muito, mas muito afastados mesmo. Nos vinte minutos dentro do ônibus os anjos, como era de se esperar, pulam, berram, espancam uns aos outros, gritam palavras obcenas pela janela e são apedrejados pelos pedestres. Literalmente.

Como eu mencionei, os CEUs são prodígios de beleza e organização. Tem até piscina. Calculem portanto, caros leitores, a reação dos anjos quando viram tal espaço recreativo. Segundo minha amiga, vários pularam lá dentro de uniforme e mochila. Antes da aula. E no dia anterior, antes dos anjos chegarem, conta-se que a população do bairro pulou os muros do CEU e invadiu a piscina. Minha amiga diz que ficou da janela da sala dos professores, comendo um pacote de bolacha e se deleitando com tão bela visão.

Minha amiga está lá há apenas três dias e já viu sua primeira batida policial. Procuravam, segundo consta, um estuprador que aproveitou a invasão da piscina para se esconder no meio da multidão. E os tiros? Praticamente substituem a campainha para sinalizar a troca de professores.

Mas, de tudo isso, uma coisa me impressionou de verdade. Os CEUs possuem quadros brancos, e não de giz. Tanta coisa para a prefeitura gastar dinheiro e ela vai lá e gasta em canetas piloto...

Comentários

  1. E lá vai a Prefeitura mais uma vez querer mostrar serviço... Sigh...

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos os professores dos CEUs não poderão alegar problemas respiratórios com o calcário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas