O bingo do cabelo cacheado

Confesso que a ideia não foi minha. Veio pelo twitter através das coleguinhas Rafa e Gizah, mas acho que toda mulher de cabelo cacheado já passou pelas mesmas coisas, tantas vezes e tão repetidamente que dá vontade de andar por aí com uma cartelinha riscando cada opinião idiota sobre nossos cachos que nós ouvimos por aí. Seguem alguns exemplos:

"E aí, quando você vai fazer a progressiva?"
"Quer bom que PELO MENOS sua raiz é lisa."
"Ai, cabelo cacheado dá taaaanto trabalho."
"Seu cabelo é cacheado mas é BOM, né?"
"Mas ele sempre foi enroladinho assim?"
"Assim como o seu ATÉ que é bonito, mas tipo Vanessa da Mata não dá."

Quero morrer quando topo com minhas aluninhas cacheadas de seis, sete anos ostentando aquele escovão. Minha mãe nunca alisou meu cabelo. Nunca. Minha primeira escova veio por vontade própria aos 20 anos e eu detestei, me olhava no espelho e não me reconhecia. Quando criança nunca ninguém me disse que meu cabelo não era legal, pelo contrário, e na adolescência eu morria de orgulho dos meus cachos escuros e compridos. Por que agora, adulta, eu deveria ter algum problema com eles?

E se eu não tenho problema nenhum com eles, por que os outros deveriam?

Comentários

  1. pobre de mim que não tenho raiz lisa, né? =p

    Como diz minha vó, meu cabelo não é bom, é ótimo. Ele protege meu couro cabeludo e não fala mal de ninguém!

    Aprender gostar do meu cabelo foi um processo longo, que passou tb pela dolorosa compreensão de que esse é um danado de um país racista, mas que me fez muito bem! Quando me pergunto por que não aliso o cabelo digo simplesmente : Porque não quero!

    minha mãe alisava meu cabelo,fazia escova, colocava bobs, era um horror pra mim. Quando cresci um pouquinho, prometi que jamais alisaria o cabelo. Aí, depois de adulta, fui fazer escova pra ver como ficava, pra variar um bocado. Não rolou. Meu cabelo é muito fino, não tem peso nem volume, então é só suar um pouquinho que o liso some rapidinho e vira tudo um fuá.

    ResponderExcluir
  2. Hahah, eu digo sempre que meu cabelo é muito bom, não fala mal de ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Essa da progressiva deve ser texto default de cabeleireiro, eu já ouvi umas 500 vezese sempre respondo a mesma coisa: "olha Fulano, ainda não estou tão louca a ponto de passar formol na cabeça ok"?

    ResponderExcluir
  4. Meu pia usava cabelo Black Power nos anos 80, imagina? E hoje quem usa eh a minha irma... Meu cabelo nao eh tao crespo, senao eu tambem usaria, pois acho lindo...
    minha raiz eh lisa e dai, ne? hahaha....

    Adoro meu cabelo... adoro mudar meu cabelo.. tentar ele compridão, curto, super-mega-blaster enrolado... ja fiz progressiva porque queria faze ele channel....

    Ta cheio de gente por ai com cabelo liso fazendo de tudo, porque eu nao posso? O que nao da eh fazer as coisas por conta de um racismo embutido, ne? Igual a Ju falou ai em cima...

    ResponderExcluir
  5. eu acho liiiiiiiindo cabelo cacheado. lindo mesmo mesmo. a luana, quando era pequenininha, tinha os cabelo cacheadinhos. uns cachinhos coisa mais fofa. mas foi perdendo e agora é uma coisa lisaescorrida que da até raiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas