Parte II - Marselha e Lyon

Depois de quatro dias em Barcelona rumamos para a França. Pouco mais de 1000 quilômetros até Paris, que resolvemos dividir passando uma noite em Marselha e outra em Lyon antes de finalmente chegarmos À capital.

Os catalães bem que nos avisaram sobre Marselha com aquela cara de "Aff, mas o quê vocês vão fazer lá, pelamor" e até que eles tinham razão. Num dia ensolarado e sem as obras e os tapumes bloqueando a praia Marselha talvez seja mais agradável, mas confesso que deixar a colorida Espanha e chegar numa França cinza e esburacada foi um certo choque.

Almoçamos em um restaurante no que deveria ser a avenida do porto (se desse para ver o mar atrás dos caminhões e das barreiras), numa cidade meio bagunçada e cheia de torcedores de um time turco (namorado disse o nome um milhão de vezes, não adianta, não lembro) que jogaria naquela noite contra o Olympique de Marseille. Acho que os turcos ganharam. Só mais tarde descobrimos que as vielas por trás dali escondiam lugares muito mais agradáveis, com bistrôs fofinhos, fontes e ruas de paralelepípedo. Faltou só o tiozinho com o acordeom, mas esse vimos bastante em Paris. Marselha se redimiu nos 45 do segundo tempo e deixou uma vontadezinha de voltar um dia no verão.


Uma tentativa de jantar a beira-mar 


Ignorem os óculos tortos e foquem no fundo fofinho.


 É um porto, gente, eu esperava o que? Ibiza?

Dia seguinte toca arrastar mala até Lyon, mas só depois de um desvio programado de umas três horas para almoçar na Suíça (me senti o Vitor Fasano, agora). Passei pouquíssimo tempo em Genebra, muito menos do que o necessário para formar uma opinião real sobre o lugar, mas a que ficou foi que a cidade é muito... suíça. Arrumadinha, limpinha, certinha como um relógio. Comi um fondue igual a quase todos os outros que já comi na vida em um restaurante de portugueses (pois é pois é pois é), tirei umas fotos no lindo lago Genebra e seguimos de volta para o território francês. A Suíça ganhou um check-in bobo no meu trip advisor e vai ficar em stand-by. Posso dizer que pisei lá, mas não que conheci o lugar.


Sim, o lago é uma lindeza só. 



Riqueza define

Primeiro momento "desculpa, sociedade": se eu soubesse que Lyon era tão legal talvez tivesse pulado Genebra para chegar lá mais cedo. O fato é que, dividida por dois rios, Lyon tem uma cara linda de cidade antiga, tradicional mas moderna ao mesmo tempo. Fizemos a "turistada" que deu tendo chegado lá as seis da tarde - seguindo a recomendação da recepcionista do hotel, subimos de funicular até o topo da cidade velha para dar de cara com uma vista deslumbrante. De lá fomos descendo a pé, curtindo as ruazinhas com restaurantes antigos e outros mais descolados, lojinhas coloridas, gente velha, jovem, todo mundo aproveitando a noite de sexta. Terminamos em um bar cheio de adolescentes, tomando um monte de chope (nos confundimos com o cardápio, achamos que era uma jarra e na verdade eram 10 pints) enquanto na TV passava uma vídeo-retrospectiva de aniversário da Fanny, que a julgar pela moça emocionada na mesa ao lado, já viu dias melhores.


Eu sei que está desfocado, sou cega não, mas é da câmera alheia e no momento é o que temos.






Tudo lindo assim mesmo.

Rolou todo um apego com Lyon. Como eu disse antes, sou dessas. Precisa de pouco pra me conquistar, sou facinha.

Comentários

  1. Eu tambem acho Lyon linda de morrer, mas como eu quase morri la eu fiquei com magoa... mimimi...

    haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas