The Lobster

Daí você chega a um certo ponto da vida adulta e está: solteiro. Ou viúvo, ou divorciado. A sociedade aparentemente não está preparada para lidar com gente sozinha, então coloca esse povo todo em um hotel e dá a essas pessoas 45 dias para ~encontrar o amor~. Se elas não conseguirem, ao final do período, serão transformadas em um animal à escolha delas.

Essa é a premissa de The Lobster, um filme de 2015 no qual eu tropecei enquanto assistia ao trailer de um outro filme do mesmo diretor que vai ser lançado esse ano. É um comédia-dramática-bizarra com uma estética Wes Anderson menos coloridinha e que caminha rapidamente pra uma coisa meio Tarantino lá pela metade da história.

Eu não sei fazer crítica de cinema, mas obviamente estando solteira aos 38 anos não pude deixar de ficar um tanto quanto impactada ~risos~ pela história.

Eu me lembro de umas amigas solteiras do falecido. De quanto elas se incomodavam com esse rótulo. De quanto elas rejeitavam qualquer coisa que vagamente sugerisse que elas estavam ~solteiras~ (tipo sair só com as mulheres, usar aplicativo de pegação, ir ao cinema sozinhas). De como, uma vez encontrado um ~namorado em potencial~, elas realmente investiam tempo e recursos pra fazer aquilo virar um relacionamento de verdade tal qual o personagem do filme que bate o nariz na borda da piscina para forçar um nariz sangrando e ter uma coisa em comum com a moça propensa a hemorragias nasais. E de como, quando o namorado em potencial virava namorado de verdade, surgia essa necessidade de esfregar o cidadão na cara de todo mundo, fazer post no facebook, reclamar o quarto melhor na divisão da casa da praia pois "subi de nível, tenho namorado". Mulher depois dos 30 solteira é tão pária que mesmo sendo uma deos nos livre parecer uma.

Uma coisa interessante do filme é colocar homens e mulheres no mesmo barco: ficar solteiro depois de uma certa idade é igualmente merda para todo mundo. Pessoas sozinhas são paradas por policiais em busca dos certificados de casamento. Se você não tem um par nem deveria estar ali queridinho. Mas na vida real a gente bem sabe que do nosso lado é muito pior.

Deixa eu falar que eu não estou aqui me fazendo de coitadinha, vítima dessa sociedade injusta que marginaliza mulheres solteiras porque na verdade eu estou zero me fodendo pra isso. Grazadeos tive muitos exemplos de mulheres solteiras e incríveis na vida pra achar que encontrar um macho é a fórmula do sucesso, mas é muito claro que a cobrança é bem maior pra gente. Falecido tinha um amigo solteiro eterno, um cara de 33 anos que NUNCA tinha namorado ninguém. Alguém cobrava o caboclo, zoava, chamava de encalhado? Nada, o cara tá curtindo a vida ué. Já as minas estão solteiras porque são chatas, porque são exigentes, porque são desesperadas pra casar e assustam os ómi, porque trabalham demais. Porque querem, jamais. É errado uma mulher querer estar solteira (ou apenas se sentir bem e completa nessa situação) e aí elas embarcam nessa loucura de que né, mulher só é feliz se estiver num relacionamento.



O filme é divertido e perturbador. Tem Colin Farrell meio tiozinho mas sempre válido e eu adoro essa coisa esquisitona que descamba pra uma violenciazinha gratuita, my kind of movie, inclusive.

E obviamente ao final dos meus 45 dias eu me transformaria num gato. Mas acho que cês já desconfiavam disso.

Comentários

  1. Tenho 28, estou solteira há... bom, acho que uns 5 anos e sou gorda. Saliento essa característica pq, em geral, me reduzem a ela, especialmente quando se trata de relacionamentos. Estaria milionária agora se ganhasse uma moeda para cada vez que ouvi as variações de “Já pensou em fazer uma dieta para arrumar um namorado?”, como se 1) fosse impossível alguém gostar de mim do jeito que eu sou; 2) eu estivesse obviamente procurando um namorado desesperadamente e 3) EU TIVESSE PEDIDO SUGESTÃO DE COMO LEVAR MINHA PRÓPRIA VIDA. As pessoas tem essa grande dificuldade de entender e respeitar qualquer coisa que se diferencie do modo de vida que elas acreditam ser o correto e a gente segue acumulando sorrisos amarelos e gastando paciência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas