México Parte 3: Puerto Escondido

            E eis que a última parte da viagem sai sete meses depois dela, mas cá estamos. Escrever tem sido difícil pra mim, não sei bem por quê. Desconfio da medicação para ansiedade, que ao mesmo tempo que me traz paz de espírito poda minha criatividade, porém, escolhas. Por enquanto escolho ser a pessoa que dorme bem e não se sacrifica para realizar tarefas cotidianas tipo molhar as plantas. 

Puerto Escondido é banhado pelo oceano Pacífico e fica no litoral do estado de Oaxaca, a cerca de 260 km da capital, Oaxaca de Juarez, de onde eu parti.. Apesar da distância relativamente curta, a viagem de ônibus atravessa montanhas e leva cerca de 10 horas. Se você quiser realmente fazer este percurso talvez valha a pena fazer em duas etapas, dormindo um dia em uma das cidades serranas pelo caminho.  

Pra ser bem honesta eu me arrependi de ir a Puerto Escondido já final da viagem. É uma cidade pequena, com praias lindas e muita festa, mas eu já estava cansadíssima e consegui aproveitar muito pouco. Seria melhor ter ficado na região de Oaxaca que me encantou tanto. Mas em Puerto Escondido eu comi o melhor taco de peixe defumado do universo, aluguei uma scooter sem ter carteira de motorista (ah, América Latina!) e fiz uma tatuagem handpoke com um belga bêbado no hostel. 

Eu tinha voltado da praia e o belga estava mostrando fotos das tatuagens que ele fazia pra um gurizinho alemão. Demorou quase nada para convencer o guri a fazer uma e eles saíram pra comprar cerveja. Quando voltaram e começaram os trabalhos me aproximei para xeretar a obra e o belga:

“Se você quiser eu faço uma em você de graça.” 

Nesse momento eu fui exatamente a moça do meme do kombucha:. 



Olhei pra bolsa dele e vi que estava tudo novinho e as agulhas todas fechadas. Eu ia embora no dia seguinte, também já tinha tomado uns drinks na praia e no fim das contas topei porque sagitariano de férias não conhece limites. Fui buscar mais cerveja e foi assim que voltei pro Brasil com um cacto tosquinho e minúsculo tatuado na costela. 




Eu amei Puerto Escondido? Eu não amei Puerto Escondido, mas acho que foi porque cheguei lá cansada e ainda apaixonada por Oaxaca. Mas se você tem tempo no México, vale muito a pena conhecer praias menos turísticas, fora do circuito Cancún-Tulum. Não esqueça de comer os tacos de peixe do El Viejo e de procurar o Romain caso queira uma tatuagem de recordação. Se bem que você pode só comprar um imã de geladeira mesmo.


Comentários

Postagens mais visitadas