Um post por dia - Dia 13

Coisas que pelas quais todo adulto que foi criança asmática já passou

Meu nome é Paula e eu fui uma criança asmática. Bom, eu sou uma adulta asmática porque asma é crônica e a gente nunca se cura 100%, mas hoje eu diria que ela está 90% controlada. Hoje em dia eu não sei como se trata crianças asmáticas, mas se você foi uma criança asmática nos anos 80 há grandes chances de ter passado por estas situações:

- Você aprendeu a nadar cedo, pois “natação é a melhor coisa do mundo para quem tem problemas respiratórios”.



- Você passou horas sentado num banheiro fechado com o chuveiro aberto simulando uma sauna na tentativa de amenizar uma crise quando não tinha inalador em casa.



- Você passou várias madrugadas no pronto socorro tomando inalação.



- Você sabe que aquele soninho que bate pós-inalação da madrugada é tipo melhor sono do mundo.



- Você ainda lembra o gosto do xarope de aerolin.

- A pior época do ano era o inverno, quando sua mãe tirava do armário aqueles casacos e cobertores cheirando guardado.



- A umidade, e não o tempo seco era sua pior inimiga.

- Todo mundo fumava perto de você porque eram os 80, apenas todo mundo fumava.



- No seu quarto não tinha cortina, tapete e nenhum bicho de pelúcia porque fumo passivo tudo bem, mas os ácaros podiam te matar.

- Você teve que se submeter a vários tipos de simpatias esquisitas. Eu fiz uma que tinha que, durante três sextas-feiras santas, ir ao sítio de um sujeito lá e tomar o leite que ele tirava da vaca na hora e benzia.



- Pelo menos uma vez por mês alguém sugeria a seus pais que tentassem homeopatia.

- Seus pais tentaram homeopatia.

- Você tentou algumas vezes escapar da educação física com a desculpa asma, mas nunca funcionou.



- Você ainda se lembra de quando teve idade para usar sua primeira bombinha de aerolin. E de como durante muitos anos ela foi sua melhor amiga.


Comentários

  1. Bronquite asmatica nos anos 80 - eu tive!

    So nao passei madrugadas no pronto socorro, como voce, porque meus pais eram hippies e contra a medicina (embora eu usasse aerolin).

    Fazia uma coisa MEDONHA chamada "banho de ar"

    voce ficava pelado, e se cobria com todos os trocentos cobertores cheios de acaros da sua casa. Comecava a suar. Dai um cara numa fita cassete falava: "descobrir" e fica passava a ficar com MUITO frio, pra se cobrir de novo e voltar a suar.

    Olha, nao desejo pra ninguem!

    ResponderExcluir
  2. Não fui uma criança asmática e acho que nem convivi com uma (inclusive, gente, perplexo com algumas informações), mas esse post está fenomenal! Me senti no Buzzfeed.

    ResponderExcluir
  3. Luana do céu, que negócio pavoroso esse "banho de ar". Perdo disso as simpatias esquisitas da minha mãe eram fichinha hahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas