A duas mulheres sábias

Minha mãe costuma dizer que a pior invenção da humanidade foi o "me desculpe." Porque depois do "me desculpe" todo mundo passou a se achar no direito de fazer a merda que for que estas duas palavrinhas vão resolver tudo.

Hoje eu tive que pedir desculpas. E foi pior que o normal, porque foi para alguém que eu mal conheço. Mas eu fui grosseira com essa pessoa e ela, com todo direito, se ofendeu. E por conta destas picuinhas corporativas eu hoje tive que dizer "eu fui grossa, me desculpe, não vai acontecer outra vez."

Na verdade, mesmo que eu não me importe com essa pessoa, é péssimo ser julgada por um dia ruim. Eu apenas pedi desculpas, mas minha vontade era dizer: "Olha, eu não sou essa pessoa horrível que pareci naquele dia. Eu sou agradável. Eu tive um minuto de mau humor e não acho justo que de hoje em diante você me julgue exclusivamente por isso."

Mas eu não disse nada. E terei que aceitar como verdade o que uma professora de análise do discurso nos disse, no meio de uma aula, certa vez:

"Você é o que os outros acham que você é."

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas