terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Não é gourmet se eu consigo fazer em casa

Daí leio na Vejinha (onde mais?) a notícia da inauguração de uma pastelaria gourmet em algum bairro nobre aqui da capitar. Um dos itens do cardápio inclui um pastel de linguiça defumada com cogumelos e provolone. Diante da descrição dos ingredientes, sou obrigada a concordar com a colega (bem) mais entendida de cozinha que eu, a Ilá, que diz: "se eu consigo fazer em casa não é gourmet, pronto."

Aliás, qual a necessidade? É pastel. É gostoso, calórico, todo mundo ama e isso é tudo que eu posso dizer sobre ele. A dona Idalina, lá do bar do Luiz Fernandes na zona Norte, faz o melhor pastel de palmito do universo, recheio cremoso, massa sequinha. O de camarão leva purê de abóbora e catupiry. Melhor da galáxia. Vê lá se ela coloca no cardápio "pastel de camarão gourmet" e cobra 10 dinheiros por cada um? Claro que não. Dona Idalina sabe das coisas. Por acaso o pastel de pizza da Maria lá no Pacaembu (tomate temperado picado bem pequenininho, mussarela de primeira, puro amor em forma de fritura de imersão) leva um "gourmet" do lado?

Mas nããão. Na coxinholândia legal mesmo é pagar 15 reais num pastel porque tem champignon no meio e se sentir na obrigação de achar uma delícia porque né, custou 15 reais.Qual será o próximo passo? Churrasco grego gourmet, com file mignon e pimentões indonésios? Acarajé gourmet, frito no óleo trufado?

Por fim, o dono do lugar trabalhou 487 anos no Fasano. Amigo, você trabalhou 487 anos no Fasano e o máximo que conseguiu foi abrir uma pastelaria? Tá de parabéns. Agora deixem minha coxinha em paz, por favor.

6 comentários:

  1. "Churrasco grego gourmet, com file mignon e pimentões indonésios?" pior qeu ja tem, ne? As tais "quebaberias"... que aqui em Narnia sao a comida mais barata e "lariquenta" que se pode comer e ai no Brasil virou coisa chique.. Em Campinas ate "empadaria" abriram, pra poder vender empada com queijo de teta de mamute do Himalaia por um fortuna. Deixem os pasteis, empadas e coxinhas em paz!

    ResponderExcluir
  2. Espero ansiosamente pelo bolovo gourmet.

    ResponderExcluir
  3. Já não bastava comida de boteco ter virado "coisa chique", gente?

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahah!
    Poxa não diga não! Esse povo inventa viu? Mas sabe o que é pior? O POVO PAGA! Vai num lugar assim e PAGA 15 Dilmas por um Pastel!
    Eu tou pagando 5 obamas, reclamando, aqui por um mísero hambúrguer, que dirá....

    ResponderExcluir
  5. ainda bem que eu moro no sítio e essas coisas gourmet ainda não chegaram por essas bandas.
    e pastel... hmmmm lembro um de barra velha, litoral de santa catarina, que a mãe do dono do bar que fazia a massa. caras, QUANDO FOI A ÚLTIMA VEZ QUE VOCE COMEU PASTEL COM MASSA CASEIRA??? e pagando tipo, 3 reais.

    mas o premio joinha de ouro é pro português dono de uma pizzaria do lado da universidade que vende um mega pastel, to tamanho de um prato, por 2 reais. DOIS-FUCKING-REAIS. e ainda tinhamos o dono do estabelecimento com seu sotaque portugues como brinde. era adorável (ele vendeu a pizzaria).
    :~

    ResponderExcluir
  6. KKKKKKKKKKKKKK 487 anos no fasano! morri.

    ResponderExcluir