Professor de Inglês - FAQ

Galera que me acompanha no Facebook e na vida real sabe que tenho passado maus bocados com alguns professores de Inglês que tem aparecido na minha equipe. Por isso, enquanto professora há 16 anos, elaborei um FAQ sobre ser professor de Inglês que todo iniciante deveria ler. Por favor, repassem:


P: Eu nunca dei aula na vida mas morei seis meses na Austrália, posso ser professor de inglês? 
R: Aí depende, coleguinha. Primeiro precisamos verificar se seis meses na Austrália deixaram seu inglês proficiente. Por proficiente, para os leigos, entendemos no mínimo 600 horas de estudo bem feitas. Se você lavava pratos, morava com não nativos e não fazia aulas regulares, acho pouco provável que você tenha atingido proficiência.
Mas digamos que tenha. Você, tecnicamente, também é proficiente em Português. Você se acha qualificado para dar aulas de Português? Então ser proficiente não basta.

P: Mas pra dar aula não é só seguir as instruções do livro do professor?
R: De novo, coleguinha, depende. Não sei onde você estudou Inglês, mas qualquer professor minimamente treinado sabe que livros são publicados, teses são defendidas, convenções são organizadas para se discutir o ensino de língua estrangeira. Se ensinar outra língua fosse realmente apenas seguir instruções, imagino que todos estes esforços estariam sendo poupados e 90% da população seria fluente. Você ensina um idioma para pessoas e seguir uma receita de bolo não vai funcionar com seres humanos. Pessoas diferentes, resultados diferentes.

P: Tá, mas eu preciso de uma chance pra começar, né?
R: Sim, todo mundo precisa de uma chance. Entretanto antes de mais nada eu preciso explicar que ser professor de Inglês é um trabalho como qualquer outro. Você deve cumprir horários, fazer relatórios, comparecer a reuniões,  planejar aulas, respeitar um cronograma, corrigir provas e tarefas. Não é só entrar na sala, abrir o livro e confiar no seu carisma. Se você faltar no seu emprego na ~firma~ o máximo que vai acontecer é seu trabalho ficar atrasado. Se você faltar na sua aula como professor, outras pessoas terão que se mobilizar para te substituir e seus alunos podem se sentir um tanto incomodados por ter aula com outra pessoa, o que eu acho compreensível. A relação professor-aluno é, antes de tudo, de confiança, e se você não corresponde a produtividade da turma fica comprometida. Ser professor de inglês é uma profissão, não é uma coisa que se faz nas horas vagas.

P: Professor de Inglês ganha mal?
R: Eu não quero enganar ninguém, meu amigo - ninguém fica rico dando aulas de Inglês. Você pode até encarar aulas de Inglês como uma coisa que você está fazendo enquanto não termina a faculdade ou não consegue um trabalho na sua área. Mas, no momento, dar aulas É o seu trabalho e todo mundo espera que seja feito com qualidade e dedicação. É o mínimo. Agora, se você decidiu que é isso que quer fazer da vida, como eu decidi, ajuda bastante aceitar o fato de que, na maioria das vezes, professor de Inglês é freelancer. Ganha por hora, mesmo que tenha registro em escola e tal. Isso significa que ele tem que se virar pra conseguir muitas aulas, ter alunos particulares, dar aulas em empresas, que costumam pagar o triplo do que as escolas pagam. Não pode escolher trabalho - professor que chega pra mim com mimimi não dou aula pra básico, mimimi não dou aula de sábado, já sei que não é profissional.
Se você estudar, se qualificar, for um bom profissional, formar uma boa rede de contatos e se destacar nesse mar de curiosos que habita nossa profissão, dá pra ter um rendimento bem digno e com horários bem flexíveis, fazendo um trabalho muito gratificante. Se você encara como um hobby, é assim que as coisas serão pra você - trabalhos esporádicos, três aulinhas por semana, hora-aula baixa.

É isso, coleguinhas. Se algum colega de profissão quiser adicionar um item nesta lista de perguntas e respostas, fique a vontade. Por um meio com menos curiosos e mais profissionais.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas