Sobre "me aguentar"

Hoje o facebook me lembrou dessa publicação, feita há seis anos:


Ela tinha sido feita para comemorar o aniversário de namoro com o falecido, que não aparece mais marcado nela porque está bloqueado do meu facebook há um ano. 

Eu demorei muito para entender que tem alguma coisa bem errada com essa postagem e é precisamente essa ideia do "me aguentar". Primeiro porque ela parte do princípio de que eu era um fardo para ele, já que a gente "aguenta" coisas desagradáveis. A gente aguenta calor extremo, sapato apertado, cólica. "Obrigado por me aguentar" pressupõe que o outro está fazendo um favor ao ficar com a gente porque né, somos pessoas insuportáveis e não merecemos amor. Segundo porque essa conclusão de que o outro nos aguenta raramente parte de nós mesmas mas quase sempre de terceiros. Às vezes nossa família (mãe, tia dizendo "aff fulana, não sei como ele te aguenta" quem nunca?), quase sempre do próprio outro e é sim uma ideia tão presente dentro dos relacionamentos que a gente reproduz ela por aí sem perceber.  

Ele não me aguentava. Ele estava comigo porque queria já que ninguém é obrigado a nada, mas precisava jogar contra minha auto estima me fazendo acreditar que eu era sim uma pessoa difícil e que ficar comigo era um puta sacrifício. Ele tinha que ser a parte boa, ponderada, agradável do relacionamento porque assim ele conseguia me dominar. Ele tinha que ser o melhor porque no fundo era só um moleque inseguro que construiu a auto estima dele acabando com a minha. Então ele me fazia acreditar que "me aguentava". 

"Ah, é só uma brincadeirinha de casal." Talvez seja. No meu caso não era, pois embora ele se sentisse super confortável para me criticar abertamente na frente de todo mundo, ai de mim se fizesse algum comentário, mesmo em particular, sobre o excesso de peso dele, por exemplo. Era cara feia o resto do dia. Só havia espaço para uma pessoa imperfeita naquela relação e era eu.

Engraçado que a irmã dele, com quem ele se dava muito mal, vira e mexe me perguntava como é que eu o aguentava. Hoje percebo que ela foi a única que enxergou o jogo real ao longo de nove anos. Ela sempre soube quem ele era. 

Se você acha que seu companheiro te aguenta, pense melhor sobre isso. Entenda como você chegou a essa conclusão. "Obrigado por me aguentar" não é fofo. Não é declaração de amor. É nos colocarmos no mesmo patamar de uma enxaqueca ou de um ônibus lotado. E nós, embora imperfeitas, somos bem melhores do que isso.

Comentários

  1. Acho tão, tão bonito esse seu processo de se reencontrar e de se desapegar dessa relação.

    ResponderExcluir
  2. É impressionante como vamos perpetuando coisas destrutivas nos detalhes, né? Eu já falei isso DEMAIS nos meus relacionamentos. Às vezes o cara nem era bosta, mas eu mesma me jogava pra baixo pra enaltecer o rapaz e isso é perigosíssimo porque abre espaço pra pessoa te tratar mal de graça.

    Hoje em dia vivo um relacionamento livre dessas coisas e tenho tentado não me depreciar tanto (parece que fui ensinada a fazer isso, sei lá) e tem sido uma experiência maravilhosa.

    Sou nova por aqui! Amei seu blog <3

    http://pinkismycollor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda! É sempre uma delícia receber esses comentários!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas