Sobre aquilo que nós perdemos pelo caminho

"We rip out so much of ourselves to be cured of things faster than we should that we go bankrupt by the age of thirty and have less to offer each time we start with someone new. But to feel nothing so as not to feel anything - what a waste!"

"Nós arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos mais rápido das coisas que estamos falidos aos trinta anos e temos menos para oferecer cada vez que conhecemos alguém novo. Mas deixar de sentir para não sentir nada - que desperdício!"




Traduzi livremente a fala do pai do Elio no final de Me chame pelo seu nome. É um filme lindíssimo, que foi muito criticado por mostrar uma relação bissexual bem resolvida, onde aparentemente não há conflito (só que não) e vou parar por aqui para não estragar. Vou me ater à fala do pai.

Quando meu relacionamento terminou eu me senti exatamente como ele descreve: eu estava exausta. Eu não sabia mais como sentir as coisas. E eu corri para me curar tão rápido, porque vivemos num mundo onde não podemos nos dar ao luxo de ficar mal, que fui arrancando o que me doía e algumas partes de mim ficaram pelo caminho. Quando um relacionamento novo surgiu eu não sabia o que fazer com ele. Eu me sentia vazia, não achava que eu tinha mais nada para oferecer pois tinha gastado tudo naquele relacionamento problemático que já estava morto e enterrado. Eu não queria mais sentir.

Que bom que ele queria. E insistiu. E me ajudou a enxergar que o amor não pode ser isso que arranca pedaços da gente, muito pelo contrário. Também não tem que ser o que nos preenche porque não somos incompletos, mas tem que ser o que nos engrandece. O que nos faz maiores.  

Eu disse "eu te amo" de novo. E me sinto gigante. 

Comentários

  1. Que lindo, que emocionante, que inspirador <3 Não o filme, a tua história <3 Meus olhos aguaram aqui!

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que bom! Estava precisando de um historia feliz hoje.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Que bom que seu amor é um ser humano maravilhoso e soube esperar. Você merece!!!

    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas