Sobre ser cuidada

Eu sempre flertei com o vegetarianismo. Pratico segunda sem carne há bastante tempo e sou vegetariana de dia útil há cerca de cinco anos. Mais do que uma questão ideológica ou de saúde, eu gosto de comida vegetariana. Eu acho fresca, saborosa e sempre me caiu muito melhor do que carne. Eu ainda como peixe porque gosto muito de comida japonesa e não estou preparada para abandonar de vez, mas com bem pouca frequência. Na verdade, eu decidi me tornar vegetariana pra valer e, a longo prazo, vegana.

Eu dizia que nunca me tornaria vegetariana porque não queria ser a pessoa que dá trabalho para os outros. Deos me livre obrigar um anfitrião a fazer uma comida diferente só pra mim.

A questão é: fora carne, eu como de tudo. Tecnicamente eu dou muito menos trabalho pra comer que o seu cunhado que tem paladar infantil e separa toda cebola que aparece no prato fazendo carinha de nojo. Pensando sob essa perspectiva, "não dar trabalho" era um motivo bem idiota para não me tornar vegetariana. Mas o "não dar trabalho", no meu caso, tinha raízes muito mais profundas.

Há cerca de um mês eu fui jantar na casa de uns amigos do meu namorado. Eu não os conhecia. O cardápio era uma creme de raízes e ela serviu o meu dizendo "o seu fiz sem caldo de carne". Meu namorado tinha dito a ela que eu não comia carne e essa moça que eu nem conhecia se preocupou em fazer um prato pra mim.

Terça-feira fui almoçar na casa dos meus sogros. No cardápio: arroz, feijão, frango, salada e um ensopadinho de cogumelos e risoto de bardana. Parece bobo eu ter ficado feliz por isso, mas eu nunca tinha sentido esse acolhimento às minhas escolhas no meu relacionamento anterior, nem dele e nem da família dele.

"Como é ser cuidada, Paula?"

É bom pra caramba.




Comentários

  1. Eu acho que se vc recebe alguém pra comer deve ter cuidado com o convidado. Fico chocada com o contrário.

    No caso de vegetariano, é tao simples fazer um recheio alternativo ou caprichar nos outros componentes do prato.

    ResponderExcluir
  2. É bom, sim. Muito bom! Que bom você saber que isso existe. Eu também descobri há pouco tempo, e traz um aconchego para a alma que é indescritível. <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas