Sessão pipoca pedagógica


Depois da semana de enganação (ops, recuperação) paralela, eis que a professorada se reune para decidir o que fazer com os alunos que não conseguiram atingir a média. Oras, como se a direção não soubesse o que fazer: passar todos de ano, claro.


Enfim, a reunião deste bimestre veio com lição de casa - assistir a um filme indiano chamado "Taare Zameen Par - Toda criança é especial". Pelo nome já da pra sentir o drama. É a história de um garotinho disléxico, muito esperto e talentoso para pintura mas que coleciona fracassos na escola e o famigerado clichê do professor-sensível-e-contra-o-sistema-vigente-que-toca-o-coração-e-muda-a-vida-de-seus-alunos.

Sendo justa, se eu não tivesse sido obrigada a assistir ao filme talvez até gostasse dele. É bonito, sensível, há umas animações engraçadinhas para ilustrar como funciona a mente do aluno e o garotinho é uma graça. Mas me dão licença de reclamar?



O filme tem duas horas e quarenta minutos. Destas, cerca de metade é gasta com cenas longuíssimas do menino observando peixes, poças d'água, chorando a partida da mãe que o deixou em um colégio interno, atravessando a rua. Tudo embalado por músicas indianas daquelas beeem tristes e intermináveis. Cenas de 15 minutos, no mínimo. A cena em que o professor aparece, passada já uma hora de história, então, é morte lenta e dolorosa. Ele surge tocando flauta vestido de arlequim, pulando e rebolando sobre as carteiras - e tome mais vinte minutos.


Não sei não, mas algo me diz que mais um clássico das reuniões pedagógicas acaba de surgir.

Comentários

  1. Ah, não, não espalha isso, pelo amorrrr!

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHAAAHAAHAH VIVA BOLLYWOOD!

    2 horas e 40 minutos?
    olha, quase nao tive paciencia com TITANIC que era ~uma emoção atras da outra~....
    mas né, vou guardar a 'dica' pros dias que quero me torturar vendo filmes.

    ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti esses dias um filme indiano chamado "Os três idiotas", com esse mesmo ator que interpreta o professor. O filme também dura duas horas e quarenta, mas vale cada minuto. Recomendo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas